sexta-feira, 2 de julho de 2010

Policial moçambicano


Viajo de Marracuene a Maputo, estou atrasada e numa ultrapassagem mais apressada piso o traço contínuo, a polícia manda-me parar. Documentos, ameaça de multa, conversa, conversa…
- Então me acompanhe – saio do carro e sigo a autoridade até uma cabana de caniço -
- Então? Onde está patrão?
- Patrão?
- Sim, marido, ficou na terra?
- Não tenho marido.
- Então vemos assim, dá-me lá teu contacto e te convido para sair um dia.
- … Chefe, quanto era a multa mesmo?
Atravesso a cidade pela avenida 24 de Julho, sou parada pela lanterninha de polícia:
- Boa noite.
- Documentos?
- Hum… parece q está tudo bem. Se senhora puder só me ajudar com qualquer coisa senhora depois pode seguir.
E dois dias depois:
- Ah, boa noite, é senhora, eu nem vou ver, tudo deve estar legal.
- Sim, está tudo.
- Aqui então tudo bem. Só frio só, não pode me ajudar para uma sopa, eu nem jantei, eu…
- Tenho só assim, chefe.
- Obrigada e… senhora, és bonita, dá-me lá teu contacto.
- Ah pai! Refresco e contacto também não, né?
E depois das duas da manhã:
- Senhora boa noite. Vai sozinha?
- Sim.
- Posso entrar aí?
E de tarde, acompanhada:
- Vem a abraçar mão? Assim na via pública? Não sabe fazer isso lá na sua casa? Assim ainda vai provocar acidente a alguém!
- Mas chefe, abraçar mão tem hora?
- Hum… documentos! Bom, cunhada Fartaria, então dá lá beijo a mano que lhe acompanha!
- Chefe tá a dar ordem?
- Dá lá! Hehehe. Ok, tá aqui documentos, podem ir.
- Chefe, sabe que este foi nosso primeiro beijo?
Com rasta a dirigir carro:
- Boa noite, peço documentos.
- Aqui está.
- Está tudo bem, obrigada. Rasta man, sabe que esse é meu sonho? Eu desde criança que sonho deixar fazer rasta, mas aqui neste serviço imagina, né? Não me permitem nada. mesmo meus colegas quando vêm rasta a dirigir carro ou na rua logo querem lhe perseguir a procurar drogas e lhe criar problemas, se soubessem toda a beleza que é ser rasta, se soubessem como eu sonho! Meu filho há-de ser rasta! Vão em paz irmãos. Boa noite.
Amigos estrangeiros dirigem carro alugado:
- A esta hora o senhor se não mentir diz já que bebeu!
- Sim, bebi duas cervejas.
- Ainda por cima admite. Tem multa já!
- Não, mas isso não funciona assim, tem de fazer teste.
- Mas senhor admitiu, paga multa!
Visitantes a Maputo, que vêm trabalhar, que vêm passear, que talvez ainda olhem África com os olhos da Europa, exaltam-se com a corrupção, a extorsão, o incomodar dos turistas, o assédio… Longe de mim defender aqui a atitude desresponsabilizada, muitas vezes abusadora das autoridades, mas também é bom ver que polícia também é pessoa, que tem de muitos tipos e também que como se diz no teatro:
“Policia não tem salário, tem mesada!”

1 comentário:

  1. Ficção ou realidade... O drama ou a vida ?
    Muito bom e "guardei" com vontade em meu mural facebookiano, se não leva a mal.
    Paz e um abraço.

    ResponderEliminar