sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Moçambicano, prova de água


Hoje está calor. Acabou o Inverno aqui.
E se chamamos inverno ao vento Suão, abafado, que me despenteia os cabelos e me descontrai os músculos, então eu gosto do inverno.
Aprendi há muito sobre a relatividade das coisas, aprendi as bases, e aqui, todos os dias recebo e as lições que aprofundam esse sentir.
As emoções e as temperaturas. Para mim estão ligadas, e a memória do corpo está aí, entre as imagens, os sabores e os cheiros.
Para mim era assim. Natal é frio, geadas, neves, lareira acesa. Carnaval é chuva, máscaras vestidas por cima das camisolas quentes, por debaixo dos casacos. Tristeza é chuva e frio, e dias na cama debaixo dos cobertores. Mãe é chá de cidreira quente e avó café de saco feito à lareira. Teatro é corrente de ar. Escola são choques térmicos. Amizade feminina é primavera, saladas e sobremesas doces. Amor tem a cor das flores de Maio. Sexo é tarde de calor, cheiro a maresia. Coração partido é chocolate quente e liberdade é… África.
Em África tudo muda. Eu mudei. E já vou sabendo porquê, os meus guias estão aqui.
Só agora sei a que cheiro e qual é esta temperatura. A temperatura da liberdade.
Combinamos encontro, temos compromisso, há estreia, é hora de inauguração, dia de cerimónia, última hora para assinar contrato, entrevista de emprego, boys night out… não importa, não importa o plano. Chove – está cancelado. E para o moçambicano não é preciso maior argumento do que esse. Estamos à espera do Fred e mesmo antes de se pensar em ligar para ele sabendo das suas razões para este atraso já avançamos:
- Sim, está a chover. Nem deve vir, ele.
- Mas para mim também chove e estou aqui.
- Sim… mas trânsito? Ysh! Não dá. Eu entendo, ele… ei, joana tu sabes, com chuva não dá.
- Mas somos iguais, se para nós deu…
- Nada nós é diferente, eu pelo menos quando estava a sair de casa não chovia. Hehe, com essa chuva eu nem tinha saído de casa! Nada. Chuva não é bom.
Moçambicano não gosta de chuva.
Eu também não.
Já adiei divórcios e recusei noivados, porquê? Porque chovia.
Quando chove as distâncias parecem maiores, a estrada mais suja, o trânsito mais lento, e em dias de chuva moçambicano não djoba, gazeta.
Hoje está sol, está calor e moçambicano… reclama que com essa temperatura não se pode trabalhar!

2 comentários:

  1. Haha, bom texto. Se parece muito conosco aqui da Bahia. Reclamamos quando chove e reclamamos mais ainda do calor infernal que faz nessa cidade. hehe

    ResponderEliminar
  2. ALO RICK! sim? talvez por isso amei tanto brasil! e nao fui nem na baia :)
    beijo e obrigada pelo coment

    ResponderEliminar